Início » Mão de Obra e Equipamentos Próprios x Locação e Terceirização de Serviços

Mão de Obra e Equipamentos Próprios x Locação e Terceirização de Serviços

mão de obra

Mão de Obra própria x Terceirização de Serviços

Um debate interessante no Mercado Imobiliário é sobre a utilização de mão de obra própria ao invés da terceirização. Essa discussão ecoa o passado, onde a maioria das construtoras utilizavam mão de obra própria em seus projetos. Ele se deve basicamente a uma necessidade de controle sobre a qualidade da mão de obra e suas facetas.

Empresas prestadoras de serviço, com exceção das administradas por ex profissionais experientes na área, tem frequentemente causado inúmeros problemas às contratantes. Isso porque a falta de expertise e má gestão gera problemas de qualidade, trabalhistas, além de descompromissos com obra.

Por isso, a opção pela utilização de mão de obra própria é viável, mas requer alguns sacrifícios. É de suma importância investir em treinamento de pessoal e em obtenção de insumos de qualidade. Uma dica é buscar incluir mulheres na equipe, uma vez que seus resultados são estatisticamente (colocar hiperlink que indique essa estatística) favoráveis. Optar pela equipe própria demanda formas inovadoras de remuneração direta e indireta. Como consequência, ou melhor, benefício, aumenta-se, então, o comprometimento dos funcionários e reduz drasticamente o turn over, que tradicionalmente é alto no mercado.

Equipamentos próprios x Locação

Assim como no debate acima, a dúvida entre escolher pela compra ou aluguel de um equipamento é bastante comum. A incerteza de qual negócio é mais vantajoso geralmente inclui gruas, torres de guincho, andaimes e similares.

Com uma possível melhora do mercado imobiliário e uma recuperação econômica pós pandemia, é provável que aumente a exigência por cumprimento de prazos e contenção de gastos.

Por isso, a pauta em questão passa a ser sobre a validade de investimentos prévios para aquisição de equipamentos. Com objetivo de economizar, empresas estão começando a aderir produtos importados, cuja oferta de equipamentos é abundante nos países de 1º mundo.

A dúvida, portanto, é: as empresas estarão preparadas para gerir um departamento de máquinas? Não é uma tarefa fácil. Primeiramente, ela requer um pátio de estocagem, pessoal especializado e gestão profissional. Sem esse gerenciamento, podemos lhes afirmar que a aquisição dos equipamentos NÃO É VIÁVEL!!

Clique aqui e veja outros conteúdos sobre o mercado imobiliário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *